A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) do SINDMPU vem por meio desta esclarecer os recentes acontecimentos e informar sobre os próximos passos do processo eleitoral.
Esclarecimentos sobre o Processo Eleitoral
Conforme é de conhecimento da categoria, o ex-membro da CEN, Sr. Eldo Cordelier dos Santos, ajuizou uma ação judicial questionando o sistema de votação eletrônica do Sindicato.
Após dois anos de tramitação, a Justiça do Trabalho, por meio da 12ª Vara do Trabalho de Brasília/DF, julgou os pedidos do ex-membro como totalmente improcedentes. A sentença confirmou a lisura do sistema de votação e o processo eleitoral, além de anular todos os atos da antiga CEN que haviam suspendido a fase de inscrição das chapas. A decisão também reforçou que a Diretoria Nacional Executiva não pode ser afastada por decisão unilateral da CEN.
Essa ação judicial e a renúncia coletiva de quatro membros da CEN causaram diversos problemas e um atraso de mais de dois anos no pleito.
Apesar dos desafios, a atual CEN tem realizado reuniões desde março do corrente ano com o objetivo de instruir e preparar o edital das eleições.
Próximos Passos
– Para garantir a total segurança e confiabilidade das eleições, a CEN informa que:
– Auditoria Externa: A empresa especializada, contratada por edital público, já iniciou o procedimento de auditoria do sistema de votação eletrônica do SindMPU.
– Recadastramento de Filiados: Em breve, será iniciado o recadastramento de todos os filiados. Isso é necessário devido ao tempo decorrido desde a última atualização e para garantir que todos os requisitos de tempo de filiação e elegibilidade sejam cumpridos.
Notificação de Chapas: Logo, as chapas e candidatos já homologados serão notificados para conhecer o calendário eleitoral.
Divulgação do Calendário: Se a auditoria do sistema de votação não encontrar irregularidades, o calendário eleitoral definitivo com toda a programação será divulgado até 30 de setembro de 2025.
Posse da Nova Diretoria: A posse da nova diretoria está prevista para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) de abril de 2026, otimizando recursos financeiros do Sindicato.
A CEN continuará trabalhando para garantir a transparência, legalidade e segurança do processo eleitoral, mesmo com todas as adversidades enfrentadas.
Seguimos firmes no propósito de garantir eleições justas, democráticas e legítimas.
Comissão Eleitoral Nacional SindMPU – Sindicato Nacional dos Servidores do MPU.











