Proposta foi apresentada após reunião com o SindMPU e busca debater defasagem salarial e condições de trabalho da categoria
A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) protocolou nesta segunda-feira (6) um requerimento solicitando a realização de audiência pública na Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados para debater a valorização dos servidores do Ministério Público da União (MPU).
A iniciativa ocorre após reunião com representantes do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU, CNMP e ESMPU (SindMPU), que vem apontando os desafios enfrentados pela categoria.
Na justificativa do requerimento, a parlamentar destaca que os servidores do MPU “compõem o alicerce técnico e administrativo da atuação do órgão”, mas enfrentam problemas como defasagem remuneratória, necessidade de reestruturação das carreiras, sobrecarga de trabalho e falta de políticas permanentes de valorização profissional.
“A valorização dos servidores do MPU não é apenas uma questão de justiça laboral, mas também de eficiência administrativa e de compromisso com o interesse público”, argumenta a deputada no texto.
Entre as entidades convidadas para a audiência estão a Procuradoria-Geral da República, Procuradoria-Geral do Trabalho, Conselho Nacional do Ministério Público e o próprio SindMPU.
O requerimento aguarda aprovação na Comissão para definição de data da audiência pública.












