Comissão reforça segurança jurídica do pleito.
A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) do SINDMPU publicou a Ata de sua 17ª Reunião, ocorrida nos dias 5 e 6 de janeiro de 2026. O encontro teve como objetivo deliberar sobre requerimentos administrativos e garantir a fluidez do Processo Eleitoral para o biênio 2026/2028.
Segurança jurídica e normas
A CEN consultou a assessoria jurídica do sindicato, que confirmou a inexistência de impedimentos para a continuidade do processo eleitoral. Com base nisso, a Comissão reafirmou a validade das Resoluções nº 01 e 02, destacando que as normas visam garantir a isonomia entre os concorrentes e a organização do certame.
Nesse sentido, foram analisados pedidos de impugnação e revogação de normas, sendo mantidas as decisões anteriores que asseguram a aptidão das candidaturas registradas e a vigência das regras de campanha estipuladas. A Comissão reforçou a necessidade de todos os candidatos observarem rigorosamente os prazos para envio de materiais de divulgação, sob pena de sanções administrativas.
Lista de votantes
Visando transparência, a CEN deferiu a liberação imediata de uma lista contendo os nomes dos filiados aptos a votar. A relação completa, contendo dados de contato, será disponibilizada no dia 9 de janeiro de 2026, mediante a assinatura de Termo de Compromisso e Sigilo, conforme previsto na Resolução n° 1/2025.
A Ata na íntegra, contendo o detalhamento técnico de todas as deliberações, está disponível na área restrita do portal.











