VLibras

A nova Diretoria Executiva Nacional Colegiada vai continuar avançando ao aperfeiçoar as realizações já conquistadas e buscar inovações para atingir os objetivos dos servidores do MPU, CNMP e ESMPU, afinal, esta é uma diretoria que conta com componentes reeleitos e novos integrantes. Os diretores e diretoras trabalharão para: realizar melhorias na área de comunicação, ampliando a abertura para as sugestões dos filiados; manter os planos de economicidade que já foram implementados na última gestão; brigar pelos direitos dos servidores e servidoras; e agir contra os ataques da Administração e do Governo Federal contra a nossa categoria. Além disso, os novos gestores possuem metas específicas, como conseguir o tão almejado plano de cargos e salários, tornar o auxílio-saúde mais isonômico, agir contra a Reforma Administrativa e conquistar a recomposição inflacionária.


 

TITULARES 


Adriel Gael - PTM Arapiraca/AL

Diretor Executivo Nacional

Técnico Administrativo do MPU, ingressou no concurso de 2013, trabalhou na Procuradoria da República no Paraná, na Procuradoria Regional da República no Rio de Janeiro e atualmente atua no mandato classista de Diretor Executivo Nacional do SindMPU, com dedicação exclusiva. Exerceu o mesmo cargo entre dezembro de 2019 a abril de 2022. Formado em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco e pós-graduado em Direito Público pela Escola Verbo Jurídico. Sempre esteve na luta sindical, já integrou o Sindicato dos Professores de São Paulo, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, e participou do movimento estudantil.


 

Renato Cantoni - PR/PR

Diretor Jurídico

Técnico administrativo do MPU e formado em Direito. Inicialmente lotado na PRM/Cascavel, e atuou, por 10 anos, na Procuradoria da República do Paraná, na chefia da Divisão de Compras e Patrimônio. Atualmente  lotado no GAECO/PR. Foi diretor da Seção Sindical do Paraná e membro de Grupos de Trabalho junto à Administração para melhoria da carreira dos servidores do MPU. Atualmente faz parte do Conselho Gestor do Plan Assiste e da Comissão Permanente do Plano de Cargos e Salários representando o SindMPU


 

Rodolfo Vale - MPF/AP

Diretor de Política e Assessoramento Parlamentar

Exerce o cargo de Técnico Administrativo no Ministério Público Federal, e é formado em Direito. Foi diretor da Seção Sindical do Amapá e membro do Conselho Fiscal Nacional. Já exerceu o cargo de Diretor Executivo Nacional entre abril a dezembro de 2019. Contribuiu como integrante de Comissões Internas do Sindicato e do Grupo de Trabalho junto à Administração na luta pela valorização dos servidores.


 

Rui Gomes Coutinho - MPDFT / DF

Diretor Administrativo e Financeiro

Técnico administrativo do MPU lotado no MPDFT – Promotoria de Justiça de Planaltina. Foi Diretor Financeiro da Nacional entre 2019 e 2022. Formado em Ciências Contábeis. Atuou como membro do Conselho Fiscal da ASEMPT, foi diretor financeiro da Seção Sindical da Seccional do Distrito Federal do SindMPU.


 

Bruna Pieri - PR/MG

Diretor de Comunicação Social e Tecnologia da Informação

Servidora do MPF há 10 anos,  atua como assessora jurídica na PRM-Manhuaçu/MG. É pós-graduada em Direito Ambiental, Gestão de Pessoas e Gestão Pública e graduada em Direito e Ciências Biológicas. Tem experiência na área fim do MPF, em especial na área criminal e ambiental; desenvolve projetos de pesquisa na área de Direito Ambiental e Minerário para a ESMPU; e é instrutora interna de cursos do MPF EaD e da ESMPU. Participou das atividades sindicais da seccional MG desde 2015, nos movimentos grevistas e nas mobilizações contra a Reforma Administrativa e contra a PEC 32.


 

Maria Mairia Leite Campos - PRM Assu/RN

Diretor de Aposentados e Pensionistas

Técnica administrativa do MPU e formada em Direito pela Faculdade Mater Christi em Mossoró/RN e pós-graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Uniderp. Ingressou no MPF em 2013, tendo concorrido como PNE, aprovada em 3º lugar para o cargo técnico administrativo. Atualmente lotada na PRM Assu onde atua como coordenadora na Unidade.


 

Leoncio Vieira - PR/MA

Diretor de Mobilização e Benefícios

Analista Processual na na PRM - São Luís/MA,  servidor do MPF há 16 anos. Pós-graduado em Direito Trabalho e Processo Trabalho, e graduação em Direito na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).  Tomou posse no MPF no ano de 2005, na Procuradoria Regional da República da 4º Região, logo após foi transferido para a PR/MA, onde atuou na PRDC, ofícios criminais e improbidade. Atualmente é Pregoeiro Substituto da SLDE. Se filiou ao SindMPU no ano de 2012, assumindo o cargo de Diretor da Seccional do Maranhão.

 

 

SUPLENTES 


Alexsander Gomes Amaral - MPT/GO

Analista do MPU desde 2009, graduado em Direito pela PUC/GO e pós-graduado em Direito Penal. Atualmente, lotado no MPT-PRT18/GO, filiado ao SindMPU desde 2012. Possui participação ativa nos movimentos grevistas e na luta pela aprovação do Plano de Carreira, em 2015, bem como participou nas mobilizações contra a Reforma Administrativa e contra a PEC 32.Antes de ingressar no MPU, exerceu a Advocacia. Posteriormente, exerceu o cargo de Assessor Jurídico da Promotoria de Justiça, no MP/GO.

 

 

Rejane Lopes da Silva -  PTM/Macapá

Servidora do MPU há 5 anos, atua como técnica administrativa na área finalística, é graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Comunicação e Marketing e Gestão de Pessoas.  Antes de ingressar no MPU, atuou como assessora de comunicação no Ministério da Saúde, na Secretaria de Mulheres e na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Também trabalhou como editora de análise de conteúdo na Empresa Brasil de Comunicação.  No MPU, trabalha na assessoria administrativa em gabinete de procurador. Atualmente é diretora administrativa da Seccional do SindMPU Amapá. Integrou o GT Mulheres do SindMPU, participou das mobilizações contra a Reforma Administrativa e contra a PEC 32.

 

 

Leonardo Fontoura - PRM Polo Petrolina/Juazeiro

Servidor do MPU há 14 anos, Analista de TI atuando atualmente em suporte remoto a várias PRMs, é pós-graduado em Análise de Sistemas e Banco de Dados e Graduado em Tecnologia da Informação e Licenciado em Física. Larga experiência na área administrativa e de TI no MPF onde desenvolveu atividades como Coordenador de PRM, Chefe do Setor de Suporte, do Setor de Infraestrutura, Coordenador de TIC e Secretário Estadual além de participação em diversas comissões.

 

 

Ewerton Nunes - MPDFT

Servidor há 8 anos. Atualmente, assistente jurídico na área finalística: criminal e cível. É graduado em direito com MBA em finanças e banking e MBA em gerenciamento de recursos financeiros, incluindo extensões em administração de riscos, financeira, incluindo formação de preço e planejamento tributário. Foi delegado de base nos anos 2016/18 .

 

.

13ª Diretoria Executiva (DENC) – 2020/2022
Rodolfo Souza Folha do Vale
Renato Cantoni
Adriel Gael
Rui Gomes Coutinho
Marcus Fabiano
Amizael Francisco de Souza
Lindemberg André da Silva
Neiton José Dudziak
Silas Santos Alves
Daniel José de Souza Matos
Aurélio Rodrigues de Loiola Júnior
Cleiton Custódio

 

12ª Diretoria Executiva (DENC) – 2014/2019
Darci Rodrigues de Almeida
Douglas Teixeira Lacerda
Paula Patrícia da Cunha Malta
Velton Rodrigues Cunha
Renato Marins de Araújo
Roni Ederson Ribeiro
Moysés Bemerguy


11ª Diretoria Executiva (DENC) – 2012/2014
Anderson Cláudio de Melo Machado
Bruno de Miranda Marota
Darci Rodrigues de Almeida
Eduardo Alberto Cabral Tavares Marques
Gleidson Moreira Fernandes
Maria Aparecida do Carmo Lopes
Roberto Negri
Suplentes
Albanise Pires Ferreira de Azevedo


10ª Diretoria (Interina) 2010/2012
Anderson Cláudio de Melo Machado
Cleiton Custódio
Eduardo Alberto Cabral Tavares Marques
José Aroldo Bezerra Galindo
Maria Aparecida do Carmo Lopes
Renato Parrode de Godoy
Roberto Negri
Suplentes
Albanise Pires Ferreira de Araújo
Lincoln Rodrigues Batalha
Maria Lúcia Soares Viana

9ª DEN (2009/2010)
Edilene Vasconcelos de Freitas
Cleiton Custodio
Maria Vanilda Batista Nunes
Luiz Alberto Bauer
Osmaldo de Souza Ferreira
João de Jesus dos Santos Brito
Marcelo Falconi Cardoso
Arcelino Geraldo de Barros Filho
Mário Felix da Silva
José Marcos Lisboa dos Santos
Rogério Postai
Suplentes
Ricardo Honorato de Souza
Arthur Marciano Lins Ferreira
Amaro Florêncio da Silva
Maria Aparecida do Carmo Lopes

8ª DEN (2007)
Luiz Ivan Cunha Oliveira
Márcia Broxado dos Santos
Cláudia Nassif Jaber
Albanise Pires Ferreira Azevedo
Meiry Apolinário de Alencar
Raimundo Rodrigues Leite
Paulo Cesar Beltrão Rabelo
Maria Angélica Travinsk de Souza
Nilo Maurício Schmaedeck
Júlio Édison Rico Torres
Anderson Cláudio de Melo Machado
Alceanira Batista de Souza e Flávio Ladário P. Barros, Maria Aparecida Magalhães e Jorge
Suplentes
Fernando Queiroz

7ª DEN (2005)
Luiz Ivan Cunha Oliveira
Márcia Broxado dos Santos
Geovani Schroder de Moura
José Maciel da Silva
Maria Aparecida Magalhães
Arivaldo Fernandes de Araújo
Cláudia Nassif Jaber
Maria Alba Cativo
Paulo Angelo Macambira
Júlio Édison Rico Torres
Maria Angélica Travinsk de Souza
Suplentes
Suely de Araújo Masala
Eliedna Matos Pinto
Alceanira Batista de Souza
Flávio Ladário P. Barros

6ª DEN – (2003)
Luiz Fernando Simões de Araújo
Adeline Castilho Dias
Pedro Bezerra
Mario Alberto da silva Filho
Cláudia Nassuf Jaber
Cesar de Castro
Luiz Ivan Cunha Oliveira
Anderson Cláudio de Melo
Paulo Ângelo de Souza Macambira
Laércio Bernardes dos Reis
Benilson Souza
Suplentes
Ricardo Honorato de Souza
Reginaldo Brasão Gonçalves
Heloisa Helena L.
Guerreiro e Márcio Cesar Cavalcante

5ª DEN (abril/2001)
Luiz Fernando Simões de Araújo
Adeline Castilho Dias
Cláudia Nassif Jaber
Mario Alberto da silva Filho
Maria Aparecida Magalhães
Luiz Ivan Cunha Oliveira
Anderson Cláudio de Melo
Cesar de Castro
Leocádia Maria Rodrigues Mecenas
Laércio Bernardes dos Reis
Alberi da Silva Borges
Marcos Antonio Mancuso
Suplentes
Benilson Souza
Ricardo Honorato de Souza

4ª DEN – (2000) – Diretoria Interina
Luiz Fernando Simões Araújo
Cláudia Nassif Jaber
José Maciel da Silva
Anderson Cláudio de Melo

3ª DEN – (1999)
Anderson Nunes de Souza
Lorena Alves Lacerda
Flávio Lima dos Santos
Rogério Virgínio dos Santos
Antonio Carlos Dias Fernandes
Celso Silveira
Carlos Lima Castro
Carlos Henrique da Silva
Jorge Eduardo Maldonado
José Moraes Júnior
Sueli Coutinho Sampaio
Sérgio Finger (em memória)
Suplentes
Neila Hagge
Tales Guerra

2ª DEN – (1998)
Arivaldo Fernandes de Araújo
José Luiz Rosendo de Souza
Edmilson Martins de Alcântara
José Aroldo Bezerra Galindo
Carlitos das Chagas Brito
Laércio Bernardes dos Reis
Afonso M. Sperb - Diretor Jurídico
Maria Júlia Menezes Bonfim
Hélio Aparecido Silvério
Cesar de Castro
Alda Maria Alves
Suplentes
Maria Alba de O. Cativo
Adeline Castilho Dias
Eduardo Vieira de Oliveira

1ª DEN (provisória) que participou da criação do SINASEMPU (1995)
Arivaldo Fernandes de Araújo
Tadeu Simões Lima
Jorge Augusto Camolês
Cláudia Nassif Jaber
Carlitos das Chagas Brito
Cesar de Castro
Marcos Ricardo Dallaneze e Silva
Cláudio Divino Pereira
Sérgio de Oliveira Silva
Gilmar Barros Costa

Sobre o sindicato

O SindMPU é a legítima entidade sindical representativa dos servidores do MPU (Ministério Público da União), do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) e da ESMPU (Escola Superior do Ministério Público da União).

 

 

 

 

Baixe o App SindMPU

 

 

 

Informações

Nosso horário de atendimento é das 12hs às 19hs de segunda a sexta. Exceto para o setor Jurídico que inicia a partis das 14hs.

  • Endereço:
    SAUS Quadra. 05 - Bloco K, SHCS
    Edifício OK OFFICE TOWER Sls. 501 a 507
    Brasília/DF, CEP: 70.070-937
    CNPJ: 01.206.941/0001-49

  • Ligação Gratuita: 0800 717 7790 

    (Atendimento do setor Jurídico a partir das 14hs)

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor. O SindMPU já está adequado à nova legislação.
Nossos sistemas usam cookies para melhorar a experiência do usuário. Confirme que aceita a sua utilização.

Aceitar