Nossa História

Fundado em 1995, o SindMPU é a legítima entidade sindical representativa dos servidores dos quatro ramos do MPU (Ministério Público da União) no país, bem como do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), sejam eles ativos ou aposentados. Em 1996, o Sindicato contava com 400 sindicalizados. Hoje, são mais de 4 mil, reunidos em Seções Sindicais distribuídas em 24 estados da federação.

Em âmbito nacional, o SindMPU oferece importantes canais de comunicação com sua base, por meio da Revista Conscientizando, do Boletim Eletrônico Semanal e do website: www.sindmpu.org.br. O Sindicato também produz materiais específicos sobre temas de grande interesse da categoria, como as cartilhassobre Assédio Morale Desvio de Função.

O departamento Jurídico do SindMPU trabalha incansavelmente para assegurar os direitos de todos servidores do MPU,CNMP e da ESMPU, a partir da propositura de ações judiciais coletivas e individuais. As ações podem ser consultadas online, através do Sistema de Registro do portal eletrônico, que possibilita ao sindicalizado a troca direta de informações com a Assessoria Jurídica.

Na área exclusiva do site também estão disponíveis: o Portal da Transparência, onde o servidor filiado tem acesso às informações sobre os demonstrativos das atividades de cada setor do Sindicato; a listagem completa dos convênios; o Fórum de Discussão, dividido por categoria, onde cada filiado poderá criar um tópico para discussão, acompanhar os debates do Sinasempu em prol da categoria e participar efetivamente dos assuntos levantados pela Diretoria Nacional.

Mas é na luta política que o SindMPU tem se forjado como uma importante arma para assegurar a valorização dos servidores do MPU, CNMP e da ESMPU, ao conquistar benefícios e assegurar direitos à categoria.

Se você já é sindicalizado, participe das atividades do SindMPU. Se você ainda não se sindicalizou, filie-se e fortaleça a luta que é de todos nós!

Nossas lutas:

A melhoria da qualidade de vida dos servidores do MPU é a grande bandeira de luta do SindMPU que, para isso, reivindica, prioritariamente;
Redução da jornada de trabalho
Novo Plano de Carreira
Contratação de mais servidores para o MPU
Valorização do servidor de carreira efetivo
Combate à ocupação irregular dos cargos em comissão e funções comissionadas
Luta contra o nepotismo

No passado, o SindMPU também já travou importantes batalhas na defesa dos servidores do MPU, como;
Garantia do pagamento dos 11,98% retroativo
Aumento no auxílio-alimentação e pré-escolar
Participação na Comissão de Avaliação do PCS/MPU
Participação no I Seminário de Relações Humanas do MPU
Participação na Mesa Nacional de Negociação Permanente
Participação no Conselho Administrativo do PLAN-ASSISTE

O SindMPU também tem apoiado, historicamente, as lutas gerais dos trabalhadores;
Participação no movimento paredista de 2001
Participação na II Marcha dos Trabalhadores (Marcha dos 200 mil)
Participação no I Fórum Social Mundial