Entidades se unem em alerta às eleições de 2018

Diante do cenário político crítico do país, em que o presidente da República tem seu sigilo bancário quebrado por suposto pagamento de propina e grande parte do Legislativo está envolvido em casos de corrupção, as entidades representativas dos servidores públicos debatem formas de contribuir no sentido de mudar esse quadro.

O SindMPU participou nesta terça-feira (06/02) de reunião da Pública – Central do Servidor com o objetivo de discutir a criação de uma plataforma de ação coletiva de entidades líderes dos servidores visando as eleições de 2018.

A intenção é promover a união da classe de servidores em apoio a candidaturas que estejam comprometidas com o coletivo, a defesa de um serviço público de qualidade, a valorização das carreiras e dos órgãos públicos, bem como com a manutenção da democracia.

A plataforma servirá como um concentrador online de pesquisa e orientações, onde o internauta terá acesso a informações sobre ações e iniciativas de candidatos apoiados pelos trabalhadores e que estejam alinhados com o bem-estar comum da sociedade. Ela também será um espaço para debates, entrevistas e apresentação de ideias.

Com isso, os servidores e suas famílias ganham a percepção para o público externo de que podem se transformar em uma base eleitoral forte, diferenciada e decisiva. Candidatos e imprensa terão a mesma percepção, portanto não se poderá ignorar o voto coletivo dos servidores.

A criação da plataforma foi aceita por unanimidade pelas entidades presentes à reunião, mesmo as que ainda não estão filiadas à Central Sindical, mas que atuam como parceiras em suas iniciativas. É o caso do SindMPU.

A Pública-Central do Servidor acredita que a união dos servidores públicos é primordial para que a classe tenha representatividade no Legislativo e, com isso, possa atuar mais fortemente na defesa das carreiras públicas e de um país mais justo e igualitário.

Plebiscito – Portanto, filiados não deixem de opinar no período de 23 a 27 de abril pela filiação ou não do SindMPU à Pública. A votação será por meio do sistema SGS (Sistema de Gestão Sindical), disponibilizado no site do Sindicato. Conforme prevê o Art.51 do Estatuto da entidade, é necessário que mais de 50% dos filiados votantes concordem com a filiação.