Neste mês o SindMPU irá destacar a cor amarela em seus perfis nas redes sociais em alusão ao “Movimento Setembro Amarelo”, campanha criada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio e para lembrar o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, em 10 de setembro.
A campanha idealizada no Brasil em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria) foi criada com o objetivo de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no país e no mundo e suas formas de prevenção.
Entre as várias ações realizadas durante a campanha, monumentos e prédios públicos de diversas cidades são iluminados na cor amarela como forma de chamar atenção e dar visibilidade ao movimento.
Números – De acordo com dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 800.000 pessoas morrem a cada ano por suicídio, o que significa a perda de uma vida a cada 40 segundos. Esta é a segunda principal causa de óbito entre pessoas de 15 a 29 anos e os casos têm aumentado a cada ano.
Estima-se que para cada adulto que cometeu suicídio é possível que ocorram mais de 20 outras tentativas. Portanto, trata-se de um grave problema de saúde pública que merece a atenção especial dos entes federativos.
Como ajudar? – Mas qualquer pessoa pode ajudar na prevenção do suicídio. Uma das formas de contribuir para salvar vidas é atuando como voluntário no CVV. A ONG (Organização Não Governamental) oferece apoio emocional e preventivo, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar. O atendimento é realizado sob total sigilo por telefone, email e chat, 24 horas por dia.
Se você quer ser um voluntário ou precisa de ajuda ligue 188.