Nota de Repúdio

Banco de NotíciasDestaque Capa

Você está aqui: Início > Banco de Notícias > Notícia

O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (MPU), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e a Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) (SindMPU) vêm, por meio desta, manifestar seu veemente repúdio às declarações da Procuradora Regional da República, Dra Zélia Luiza Pierdoná durante a terceira sessão extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF).

As afirmações de que a reposição de técnicos que se aposentaram ou deixaram suas funções podem ser substituídas pelo “aperfeiçoamento de processos de trabalho” e pelo uso da inteligência artificial demonstram uma inadmissível falta de conhecimento de como o órgão que ela é membro funciona. Essa falta de conhecimento da importância e da essencialidade do trabalho dos servidores técnicos no Ministério Público da União nos preocupa de sobremaneira pois passa a ideia de que a procuradora provavelmente conhece muito do seu trabalho de gabinete mas definitivamente não sabe nada de como o Ministério Público Federal funciona de maneira geral.

Só podemos creditar à essa falta de conhecimento declarações como, “tem técnicos ociosos na área meio” ou “trocar servidor por soluções tecnológicas”. Acreditamos que as soluções tecnológicas existem para substituir o papel repetitivo e permitir que os servidores do MPU possam exercer atividades que tenham grande resultado para a instituição. Porém, mesmo acreditando que são minorias, os membros que não entendem nada de gestão de equipe ou de pessoas não vão conseguir liderar e chegar nos objetivos Institucionais. Talvez por isso a procuradora pareceu desesperada para ter férias indenizadas e/ou outros benefícios que apenas consomem o orçamento com os membros e de nada estão ligados ao papel da instituição.

Reiteramos nosso compromisso em defender todos os servidores do MPU sejam eles Técnicos ou Analistas, cuja atuação é vital para o funcionamento eficaz das instituições. A experiência e a dedicação destes profissionais não podem e não devem ser desconsideradas, uma vez que são eles que garantem a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

Assim, reafirmamos a importância da valorização dos servidores do MPU e a necessidade urgente do atendimento dos direitos e passivos acumulados, que são um reflexo do compromisso e da dedicação de toda a classe e a necessidade de concurso público de servidores para todas as áreas.

Em defesa da dignidade e do respeito aos profissionais que compõem o Ministério Público da União, o SindMPU sempre se coloca à disposição para dialogar e buscar soluções que promovam o fortalecimento das nossas instituições, a defesa e  a valorização de todos os servidores.

Atenciosamente,

Tags: agosto2024

Outras notícias

 

DENC convoca Diretorias Seccionais a consultarem servidores sobre Proposta Orçamentária do MPF para 2023
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Postados recentemente

Tags: agosto2024