Após pressão do SindMPU e outras entidades sindicais, o relator-geral da Lei Orçamentária de 2022, Deputado Hugo Leal (PSD-RJ) desistiu de retirar mais de R$1 Bilhão do orçamento, o que representaria 2,6% nas despesas discricionárias do Ministério Público da União (MPU).
A Assessoria Parlamentar do SindMPU vem trabalhando com os congressistas para garantir a totalidade do orçamento, já que o impacto da diminuição desses recursos acarretará prejuízos aos servidores, podendo impactar no Auxílio Saúde, a ser regulamentado em 2022 e/ou recomposição inflacionária para a categoria.
É preciso lembrar que o texto apresentado pelo Deputado Hugo trouxe cortes que inviabilizam a recomposição salarial, mesmo que seja de natureza emergencial, por isso precisamos que toda a categoria se mobilize para impedir retrocessos e garantir os nossos direitos. É necessário lembrar, ainda, que o reajuste para a categoria depende da iniciativa do Procurador-Geral da República.
Nesse sentido, a Diretoria Executiva conclama a todos os servidores e servidoras que pressionem os deputados(as) e senadores(as) para que não permitam o corte no orçamento destinado ao MPU, pois precisamos garantir espaço para a recomposição salarial e o auxílio de saúde dos servidores.