Servidores do MPU fazem história em ato nacional por simetria e valorização

Mobilização

Você está aqui: Início > Banco de Notícias > Notícia

A quarta-feira (17 de setembro) ficou marcada como um dia histórico para os servidores e servidoras do Ministério Público da União (MPU).

Em um movimento que paralisou unidades de norte a sul do país, todas as seccionais e diretores se uniram em uma mobilização nacional que mostrou a força da categoria.

Em Brasília, o ato aconteceu em frente à Procuradoria-Geral da República (PGR), contando não apenas com o SindMPU, mas também com sindicatos e associações de todo o país, a Comissão de Servidores do MPDFT e a Federação Nacional, reforçando a unidade da categoria.

União que inspira

O Brasil inteiro parou. Mais de mil servidores estiveram presencialmente na PGR, enquanto milhares participaram de manifestações locais em seus estados.

Foi um momento de orgulho coletivo, mostrando que a categoria está pronta para defender a simetria salarial com o Poder Judiciário e a valorização da carreira. 

Atualmente, o Judiciário já tem aprovado reajuste de 25,97% em três parcelas de 8% a partir de 2026, enquanto no MPU a previsão orçamentária é de apenas 5,25% para o mesmo período.

Essa disparidade deixa evidente a urgência de garantir a isonomia entre os dois poderes. 

Outro ponto central é o Adicional de Qualificação (AQ). Enquanto o PJU já possui proposta legislativa (PL 3.084/2025) tratando do tema, o MPU ainda não apresentou projeto equivalente, um dos principais motivos de indignação e mobilização.

O SindMPU parabeniza todos os servidores, diretores e seccionais de cada canto do país que se mobilizaram e provaram que a força da categoria está na união nacional.

“Mostramos que somos uma categoria organizada e disposta a lutar. Hoje, cada servidor e servidora escreveu uma página de resistência e dignidade”, declarou Renato Cantoni, diretor executivo do SindMPU em Brasília.

 


Próximos passos da mobilização

A luta continua e precisa de todos.

O SindMPU convoca a categoria a manter o ritmo de mobilização:

Troque a foto de perfil no Zoom e no Google Meet para reforçar o movimento. O adesivo “Simetria Já” está disponível em nosso site para download e uso.

Convide colegas para se engajarem. Traga ao menos mais uma pessoa para lutar junto em prol da simetria e do Adicional de Qualificação (AQ). 

Prepare-se para o grande ato nacional do dia 24, que será mais um marco na história da categoria.

Enquanto isso, as entidades representativas seguem pressionando para que os projetos de lei de reajuste com simetria e de criação do AQ avancem no Congresso Nacional e para que a Procuradoria-Geral da República encaminhe propostas que garantam a isonomia.

Agradecimento à categoria

O SindMPU, por meio de sua direção nacional e seccionais, agradece a cada servidor e servidora do Ministério Público da União que participou ativamente da mobilização em todo 

o país.

A presença firme da categoria demonstrou, de norte a sul, unidade e disposição para lutar pelos direitos e pela valorização do trabalho.

O envolvimento nos locais de trabalho e a articulação das seccionais comprovam que a força coletiva é o caminho para enfrentar os desafios e conquistar avanços.

O SindMPU reafirma seu compromisso de representar todos os servidores e convoca a base a manter-se mobilizada para as próximas ações e vitórias que virão.


Até a vitória!

O SindMPU saúda cada servidor e servidora que participou desse momento e reforça: a conquista da simetria e da valorização depende da união e da persistência de todos.

Seguiremos juntos até que nossas reivindicações sejam atendidas.

Tags: setembro2025

Outras notícias

 

SINDMPU conquista apoio do Senador Izalci Lucas na luta pela simetria com o PJU
Sindmpu se reúne com Procurador-Geral de Justiça Militar para Tratar da Paralisação

Postados recentemente

Tags: setembro2025