Em uma iniciativa da Seccional de Minas Gerais, o Diretor Executivo Nacional do SindMPU, Renato Cantoni, reuniu-se com o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região (PRT-3) Arlélio de Carvalho Lage, juntamente com o Diretor Executivo da Sessão Sindical de MG – Wagner Rodrigues Gonçalves e o Diretor Administrativo – Christopher S. Domingos, para tratar de temas fundamentais para a qualidade de vida e segurança jurídica dos servidores.
A pauta central do encontro abordou a regulamentação do direito à desconexão, uma medida essencial para garantir que os servidores possam equilibrar sua vida profissional e pessoal, evitando excessos de jornada e garantindo um ambiente laboral mais saudável quando estão em Teletrabalho. Wagner ainda acrescentou algumas pautas importantes no encontro sobre sobre data-base, injustiças no auxílio-saúde, necessidade de um plano de cargos e salários (PCS) sério, e ainda outros pontos essenciais do servidor.
Da esquerda para a direitaWagner Rodrigues Gonçalves – diretor executivo da seccional Mg
Ana Paula – chefe de gabinete da PRT 3
Dr Arlélio xxxx – procurar chefe da PRT 3
Renato Cantoni diretor executivo
Christopher S. Domingos – diretor administrativo da seccional MG
Além desse avanço, a reunião também focou na estruturação de um acordo de cooperação entre o SindMPU-MG e a PRT-3, permitindo que o sindicato tenha uma participação ativa e antecipada em tratativas que envolvam servidores, especialmente na mediação de possíveis Processos Administrativos Disciplinares (PADs) e Sindicâncias.
O objetivo é criar um fluxo preventivo de mediação que evite a instauração precipitada desses processos, promovendo um ambiente mais transparente e resolutivo dentro do MPU.
O Procurador-Chefe Arlélio de Carvalho Lage, destacou a importância da mediação sindical como um instrumento estratégico para a resolução de conflitos antes que se tornem litígios formais.
A implementação desse modelo contribuirá para a construção de um canal institucionalizado de diálogo, assegurando que os servidores tenham seus direitos preservados sem que haja impacto indevido em suas atividades profissionais.
O SindMPU reafirma seu compromisso com a valorização da categoria e a busca por melhorias nas condições de trabalho.
Os próximos passos incluem a formalização das propostas discutidas e a continuidade do diálogo com a Procuradoria para garantir que essas medidas se tornem realidade, trazendo benefícios concretos aos servidores do MPU.