Pensionistas e Idosos
O Sindicato do Ministério Público da União (SindMPU) participou na manhã de quarta-feira, 17, da reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Aposentados, Pensionistas e Idosos. O evento teve como foco o debate da PEC 06/2024, também conhecida como PEC Social. O SindMPU foi representado pelo diretor-executivo Renato Cantoni, o diretor-executivo da seccional do Distrito Federal, João Brito, além dos filiados Roberto Negri e Osmaldo de Souza.
O presidente da Frente, o deputado Cleber Verde (MDB/MA), ressaltou a importância da proposta. Como autor da PEC, ele busca restabelecer a justiça para os aposentados, retirando o pagamento das contribuições previdenciárias. “Esses cidadãos já contribuíram durante toda a vida para o país e agora enfrentam o sacrifício de pagar a previdência mesmo após a aposentadoria”, lamentou o deputado.
O diretor-executivo do SindMPU, Renato Cantoni, destacou o engajamento contínuo da entidade nesse processo. “Estamos nesta luta desde o início e vamos seguir apoiando essa proposta em nome dos nossos associados”, afirmou. Além do papel ativo do Sindicato, também há que se destacar o trabalho incansável do filiado Roberto Negri, que participou intensamente do trabalho para conseguir as 175 assinaturas para a proposição da PEC 06/2024.
Durante o encontro, foi mencionada a reunião entre as entidades e o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL). O presidente Lira afirmou que neste momento não existe a possibilidade de fusão da PEC 06/2024 com a PEC 555/2006, e recomendou que as entidades trabalhem em conjunto com as lideranças do Congresso Nacional.
O SindMPU reafirma seu compromisso ao lado do Movimento Nacional dos Servidores Aposentados e Pensionistas (MOSAP) na defesa da PEC 06/2024. A entidade continuará realizando reuniões com as lideranças no Congresso, bem como nos estados, com o apoio das seções sindicais.