Nesta terça-feira (3), o Diretor-Executivo do SindMPU, Renato Cantoni, e o Diretor Administrativo e Financeiro, Rui Gomes, se reuniram com a Procuradora-Geral da República Elizeta Maria de Paiva Ramos e o Secretário-Geral Adjunto, Paulo Santiago, para conversar sobre diversas pautas de interesse dos servidores do Ministério Público da União (MPU).
Cantoni iniciou a reunião tratando da necessidade de provimento de concurso público para diversas áreas do MPU, dentre elas: analista de gestão pública, tecnologia da informação, peritos (diversas áreas) e polícia do MPU. Cantoni abordou a urgência de se ter cotas no concurso, e em especial no concurso para a polícia do MPU, pois o quadro de policiais femininas é de aproximadamente 8 mulheres, representando menos de 0,5% do quadro da polícia ministerial.
Elizeta, sensibilizada com o pedido do Sindicato, decidiu realizar estudos visando a implementação de ações afirmativas voltadas para mulheres no concurso da Polícia do MPU.
Cantoni abordou também a necessidade de implementação da Política Nacional de Atenção Continuada à Saúde Mental no Ministério Público da União, que foi aprovada no mês de julho no CNMP e publicada como Resolução n° 265, de 3 de julho de 2023. Essa política irá estimular a implementação de programas e ações, desenvolvendo mecanismos de governança, a fim de assegurar a melhoria dos níveis de promoção e prevenção em saúde mental dos integrantes da instituição, bem como o acompanhamento de seus resultados.
Na reunião ainda foi tratado a necessidade de isonomia no Auxílio-Saúde entre membros e servidores e de manutenção do adicional de atividade penosa na região da Amazônia legal.
Por fim, Ramos destacou que, dada a sua condição de interina, irá se empenhar em avançar ao máximo nas demandas do sindicato e ressaltou que o seu gabinete se encontra receptivo ao SindMPU, pois a meta é edificar um Ministério Público unido, forte e independente.