Nesta terça-feira (18/09), o Diretor Executivo Nacional do Sindicato Nacional dos Servidores do MPU (SindMPU) Renato Cantoni e o Coordenador-Geral da Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU (AGEMPU), Wesley Pereira Resende participaram de uma importante reunião com o Secretário de Polícia do Ministério Público da União (MPU), Excelentíssimo Senhor Procurador da República, Anderson Lodetti de Oliveira.
A reunião teve o objetivo de apresentar as principais demandas da categoria dos policiais do MPU e discutir possíveis soluções para os desafios enfrentados nos últimos anos e propor sugestões de aperfeiçoamento de processos de trabalho.
Durante o encontro, os representantes do SindMPU e da AGEMPU destacaram a necessidade urgente de políticas mais claras e integradas para a atuação eficiente dos agentes de polícia em todo o país.
Em resposta às demandas apresentadas, o Secretário de Polícia do MPU informou que reconhece a importância de tratar as especificidades da categoria de forma detalhada e estruturada. Para isso, anunciou que iniciará um ciclo de reuniões com todos os chefes de Polícia Institucional dos estados do MPF e os Secretários de Polícia dos ramos do MPU, a fim de traçar um diagnóstico geral da Polícia do MPU.
Esses encontros terão como objetivo mapear as diferentes realidades enfrentadas pelos agentes em cada localidade, identificando tanto os pontos fortes quanto os desafios específicos de cada unidade.
Após o levantamento e análise das informações coletadas nas reuniões estaduais, o Secretário de Segurança deverá elaborar um plano de ação para alinhar e padronizar as operações de segurança no âmbito do MPU.
Os representantes do SindMPU e AGEMPU saíram da reunião confiantes de que o diálogo com o secretário trará avanços para a categoria.
Renato Cantoni destacou a importância desse diálogo direto com o Secretário de Polícia do MPU, afirmando que esse primeiro passo mostra o comprometimento da administração em ouvir as demandas da categoria. “Saímos otimistas da reunião. Sabemos que há muito a ser feito, mas o Dr. Lodetti demonstrou sensibilidade às questões que apresentamos, e o diagnóstico que será realizado poderá orientar ações efetivas em prol dos policiais do MPU”, disse Cantoni.
Para Wesley Resende, a reunião entre SindMPU, AGEMPU e o Secretário de Polícia do MPU marca o início de um diálogo aberto para o reconhecimento e fortalecimento da atuação dos agentes de polícia do MPU. O compromisso de realizar um diagnóstico detalhado e dialogar com todas as unidades estaduais é um passo relevante da administração para melhorar a eficiência e a segurança nas atividades da polícia do MPU.
O SindMPU segue firme na defesa dos direitos e das necessidades dos servidores, garantindo que as vozes da categoria sejam ouvidas em todos os níveis administrativos. As próximas etapas incluem acompanhar de perto os diagnósticos e garantir que as propostas apresentadas nas futuras reuniões tragam melhorias reais para os servidores de segurança do MPU.
SindMPU: A luta pelos direitos dos servidores é constante, e estamos sempre ao lado da categoria.