O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União, (SindMPU) deu um passo histórico na representação e defesa dos direitos dos Técnicos Administrativos. No último dia 11 de março de 2025, a Diretoria Nacional Executiva Colegiada (DENC) publicou o Ato Administrativo nº 001/2025, que estrutura e instaura a “Comissão Permanente de Técnicos Administrativos do MPU/SindMPU – CPTA/SindMPU”.
Uma comissão com representatividade nacional
A CPTA/SindMPU nasce com uma composição diversificada, reunindo servidores de diferentes regiões do país. A comissão será presidida por Wagner Rodrigues Gonçalves, de Minas Gerais, e terá como vice-presidente Bruna Carvalho De Pieri, também de Minas Gerais.
A composição da primeira gestão (2025-2027) inclui membros titulares indicados pela DENC e membros eleitos em processo realizado em fevereiro deste ano, garantindo representatividade de todas as regiões do país.
Atribuições e competências
A nova comissão exercerá papel fundamental tanto na esfera consultiva quanto executiva. De acordo com o Ato, no exercício da competência consultiva, a CPTA/SindMPU poderá propor ou realizar estudos, bem como elaborar Notas Técnicas, Pareceres e Proposições. Já no âmbito executivo, caberá à comissão executar e acompanhar ações sindicais relacionadas às suas atribuições.
Entre as pautas prioritárias que serão acompanhadas pela Comissão estão:
- A manutenção do cargo
- A defesa de direitos fundamentais por meio das condições de trabalho
- A contraprestação justa e atualizada
- A progressão na carreira
- As atribuições do cargo
- A qualificação profissional
A voz dos Técnicos Administrativos
“A criação da CPTA/SindMPU representa um marco para a categoria dos Técnicos Administrativos do MPU”, destaca a Diretoria Executiva Nacional Colegiada do SindMPU. “Essa comissão será um canal fundamental para que os servidores tenham suas demandas específicas atendidas e um espaço de construção coletiva para a melhoria das condições de trabalho e valorização da carreira.”
A CPTA/SindMPU representa mais um avanço significativo na representação sindical dos Técnicos Administrativos do MPU e demonstra o compromisso do SindMPU em atender às especificidades de todos os cargos que compõem o quadro de servidores do Ministério Público da União.