O Diretor Executivo do SindMPU, Renato Cantoni, participou da 3ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) nesta quinta-feira (3) e fez uma fala durante o evento. Cantoni ressaltou a importância de se abrir espaço para um novo Plano de Cargos e Salários (PCS) para os servidores, uma vez que os salários estão defasados em relação às carreiras do executivo.
Durante a exposição, Cantoni também abordou a Proposta Orçamentária do MPF, que está sendo elaborada no âmbito do Ministério Público da União (MPU), e apresentou as principais demandas da categoria.
O Diretor Executivo do SindMPU ainda discorreu sobre a jornada do sindicato no Congresso Nacional para a aprovação do Projeto de Lei 2.969/22, ressaltando a dificuldade enfrentada e criticando o veto realizado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O projeto buscava assegurar a não absorção dos quintos, a exclusividade dos cargos comissionados para servidores, o requisito de nível superior para ingresso na carreira de Técnico e a essencialidade dos cargos de Analistas e Técnicos do MPU para a atividade jurisdicional.
Além disso, Cantoni destacou a luta pela igualdade no auxílio-saúde e outras pautas importantes da categoria. Segundo ele, é essencial que o Ministério Público esteja unido e forte, o que depende de uma força de trabalho estável e permanente, capaz de atender a população brasileira com excelência, impessoalidade e comprometimento.