Hoje realizamos uma reunião com o Dr. Paulo Santiago, Secretário-Geral Adjunto do Ministério Público da União, para tratar das pautas centrais de valorização dos servidores. Estiveram presentes o Diretor Executivo Nacional do SindMPU, Renato Cantoni, o Diretor Seccional do Distrito Federal, João Brito, e o Assessor Parlamentar, Carlos Alberto.
O encontro teve como principal objetivo discutir espaço orçamentário para as demandas da categoria.
O Dr. Paulo informou que o MPU seguirá a proposta do Judiciário quanto à reposição emergencial da inflação, prevendo reajuste de 8%, com aplicação a partir de junho de 2026. Apesar do avanço, destacamos que esse percentual está aquém das perdas salariais acumuladas ao longo dos últimos anos, e reafirmamos nosso pleito original: 5% no vencimento básico (VB) e elevação da GAMPU para 165%, garantindo efetiva valorização dos servidores. O Secretário se comprometeu a realizar estudos técnicos sobre o impacto dessas medidas.
Quanto ao novo projeto de Adicional de Qualificação (AQ), foi informado que não há espaço no orçamento neste momento, devido ao impacto estimado de R$ 100 milhões. Reiteramos a necessidade de simetria com o Judiciário, que já enviou o PL para o Congresso Nacional, tão defendida pela própria Administração, para que os servidores tenham no mínimo o mesmo tratamento e reconhecimento já concedido para os servidores do PJU.
Além disso, reforçamos outras pautas urgentes:
•Auxílio-saúde igual para todos, entre membros e servidores;
•Avanços no novo Plano de Cargos e Salários (PCS).
Colegas, é hora de união e mobilização! Somente com pressão organizada conseguiremos abrir espaço orçamentário e assegurar que as pautas dos servidores avancem. O SindMPU seguirá atuando dentro e fora das instâncias administrativas, no diálogo com a Administração e no Congresso Nacional, mas é fundamental que cada servidor esteja atento e engajado.
Juntos somos mais fortes e somente com luta construiremos um MPU valorizado e justo para todos!











