Servidores do Ministério Público da União definem calendário de mobilização para maio após reunião em Brasília; paralisação está marcada para o dia 21
O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU) definiu um calendário de mobilização para o mês de maio, que culminará com uma paralisação nacional no dia 21. A decisão foi tomada durante a reunião do Colégio de Diretores realizada em 24 de abril, em Brasília, com a presença de representantes das seções sindicais de todo o país e da Diretoria Executiva Nacional Colegiada (DENC).
A mobilização tem como principais reivindicações a isonomia no auxílio-saúde entre servidores e membros do MPU, reposição salarial emergencial e o pagamento integral do saldo remanescente da Vantagem Pecuniária Individual (VPI). Segundo o documento assinado pelos participantes, a administração do MPU vem tratando os servidores de forma desigual em relação à divisão do orçamento.
“Nossa luta é por justiça e isonomia. Não podemos aceitar que haja dois pesos e duas medidas dentro da mesma instituição, especialmente quando falamos de direitos básicos como o auxílio-saúde. Os servidores são a espinha dorsal do Ministério Público e merecem ser valorizados como tal”, afirmou Renato Cantoni, Diretor Executivo Nacional e Presidente do Colégio de Diretores do SindMPU.
O calendário de mobilização inclui uma série de atividades ao longo de maio. Na primeira semana (dia 06 de maio), foi realizada uma live pela DENC para esclarecer a pauta e os objetivos da mobilização. Na semana atual (12 a 16), estão previstas assembleias estaduais, panfletagem e divulgação de vídeos convocando os servidores para a paralisação do dia 21.
Esta não é a primeira vez que o sindicato organiza paralisações para reivindicar direitos. Em 2015, o SindMPU realizou a maior greve da história da categoria, com mais de 50 dias de paralisação, que resultou na aprovação do PL 7919/2014 e na sanção da Lei 13.316/16. Nossa primeira mobilização de 2025 ocorreu no dia 20 de março, em todo o Brasil.
A atual diretoria, eleita para o biênio 2022/2024, é liderada por Renato Cantoni, técnico administrativo com formação em Direito, que também faz parte do Conselho Gestor do Plan Assiste e da Comissão Permanente do Plano de Cargos e Salários.