O Diretor Nacional do SINDMPU Renato Cantoni, juntamente com os Diretores das Seções Sindicais da Bahia – José Marcos Lisboa, São Paulo – Elizabeth Zimmerman, Goiás – Gilmar Barros Costa, Pará – Márcio e Alceanira e a Servidora Aposentada do Tocantins – Lúcia Viana estiveram reunidos com Dr. Ubiratan Cazetta, Chefe de Gabinete do Procurador Geral da República.
A agenda ocorreu na Procuradoria Geral da República, e foi articulada pela Seção Sindical do Pará.
Na pauta do encontro a busca de informações a respeito do PL 5120/2025 e do projeto do AQ dos Servidores do MPU.
Na reunião foi abordada a questão do final da legislatura com a eminência do recesso parlamentar e a complexa conjuntura política do momento, o que prejudicou a aprovação na Câmara, ainda esse ano, de diversos projetos .
Segundo o Dr. Ubiratan, o importante é que a recomposição salarial do PL 5120/2025 já está prevista na peça orçamentária do MPU, abrindo assim uma janela para aprovação do PL nos primeiros meses da próxima legislatura (2026), garantindo assim o pagamento da primeira parcela em julho/2026, conforme previsto no PL.
Sobre a possibilidade do projeto do AQ, o Dr. Ubiratan falou sobre as dificuldades orçamentárias do MPU, comparada ao PJU; “o orçamento do MPU é de apenas 0,6%, em contraste com os 2% destinados ao Judiciário.”
Já por sua vez, os dirigentes sindicais presentes ressaltaram as dificuldades financeiras enfrentadas pelos Servidores (alguns, inclusive, tiveram que excluir dependentes do Plan-Assiste) e a cobrança e pressão de toda categoria, solicitando um olhar mais justo na divisão do orçamento entre Membros e Servidores.












