O SindMPU requereu nesta quinta-feira (2) ao Procurador Geral da República, Augusto Aras, a retomada das atividades remotas para todos os servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público da União (MPU), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) com o objetivo de prevenir mais casos de infecção pela nova variante Ômicron do coronavírus.
Preocupado com a saúde e a vida dos servidores e servidoras, o sindicato requereu que as atividades do órgão fossem feitas totalmente de forma remota, como no início da pandemia em 2020, assim, o pedido considerou a portaria PGR/MPU Nº 110 de 28 de outubro de 2021 que estabeleceu medidas de segurança epidemiológica para a retomada do trabalho presencial no MPU.
Segundo a cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, a recente alteração do vírus pode ser ainda mais transmissível. Em território nacional já foram confirmados cinco casos, sendo três em São Paulo e dois no Distrito Federal.