Congresso Pensar Brasil discorre sobre mercado, justiça de trabalho, desenvolvimento e futuro

Teletrabalho

Você está aqui: Início > Banco de Notícias > Notícia

Na última quinta-feira (12) e sexta-feira (13) ocorreu o Congresso Pensar Brasil, do qual SindMPU foi um dos patrocinadores. Durante os dois dias o enfoque foi em discussões sobre trabalho, desafios de crescimento econômico e o futuro ideal para o país.

 

O evento aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e contou com a participação de pré-candidatos à presidência da República  nas próximas eleições, como Ciro Gomes (PDT), André Janones (Avante) e Pablo Marçal (Pros). Além disso, estiveram presentes palestrantes, procuradores, sindicalistas, e especialistas dos mais diversos assuntos.

 

As mesas de debate foram marcadas por assuntos como: impacto social, econômico e ambiental; justiça do trabalho; reforma tributária; problemáticas do trabalho escravo; preocupação ambiental e relações trabalhistas.

 

Além da presença no evento, a Diretoria Executiva Nacional Colegiada, tendo em vista que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, estava em agenda no Rio de Janeiro, na PRR2, solicitou uma reunião conjuntamente com a Diretoria Seccional, para falar dos pleitos da categoria. Na oportunidade,  o PGR assinou o ato conjunto elevando o percentual do auxílio-saúde de 5% para 8%, além de anunciar o reajuste inflacionário de 5% para os servidores do MPU, ESMPU e CNMP, acompanhando o poder Executivo e o Judiciário.

 

Um dos painelistas do evento foi o Procurador-Geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, diante disso os Diretores do SindMPU o questionaram sobre a aplicação do teletrabalho no âmbito das PTMs e PRTs, uma vez que muitos servidores continuam a reclamar que alguns Procuradores-Chefes se recusam a fazerem o PDI, para elevar o percentual de servidores em teletrabalho para 50%. Em resposta, Pereira disse que era preciso negociar com as chefias locais para a realização do plano, já que o PGT não interfere em questões de âmbito estadual.

 

Participaram do congresso o Diretor Executivo, Adriel Gael, o Diretor Jurídico Renato Cantoni e a Diretora de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Bruna Pieri, representado a Diretoria Executiva Nacional Colegiada, e representando as diretorias seccionais Janile Ribeiro e Sérgio Dantas, pela Seccional Alagoas, João Brito e Velton Rodrigues, pela Seccional Distrito Federal, Aline Alencar, pela Seccional Ceará, Eurípedes Junior e Cláudio Motinha, pela seccional Rio de Janeiro, Wagner Gonçalves pela seccional Minas Gerais, além de Neilton Dudziak, pela seccional Paraná.

Tags: Maio2022

Outras notícias

 

SindMPU recebe Comissão de Aprovados do 10° Concurso de Servidores do MPU O SindMPU recebeu, na última sexta-feira (12), a Comissão de Aprovados no 10° Concurso de Servidores do MPU para tratar de possíveis nomeações e concursos de remoção do MPU. Desde 2018, o SindMPU constantemente ouve e apoia a Comissão de Aprovados, levando à Administração os pleitos por mais nomeações de forma a valorizar o esforço dos aprovados, além de tirar a sobrecarga de trabalho dos servidores. Inclusive em fevereiro do último ano, o sindicato esteve em manifestação sobre a temática na Procuradoria Geral da República. Uma da pautas desta reunião foi o número de vagas com impacto financeiro previsto nas propostas orçamentárias do ramos do MPU para 2023: no MPF estão previstas 8 vagas de Analistas e 24 de Técnicos; no MPT 10 de Analistas e 10 de Técnicos; no MPM 1 de Analista e 12 de Técnicos; e 25 servidores para o MPDFT, sem especificações dos cargos. Além disso, os aprovados reforçaram a importância do apoio do SindMPU na luta por nomeações e solicitaram que o sindicato trabalhe em conjunto com a Comissão pelas nomeações previstas para o ano de 2023. A Comissão conta com novos integrantes, Rogéria, Matheus, Ana Luísa e Vanderleia, uma vez que os membros anteriores foram nomeados para os quadros do MPU no final de 2021 e em julho deste ano. Estiveram presentes na reunião o Diretor Executivo, Adriel Gael, o Diretor Executivo da seccional do Distrito Federal-DF, João Brito, o Diretor Financeiro da seccional do DF, Laercio Bernardes Reis, a Diretora da Comunicação da seccional do DF, Loyane Leandro da Rocha e virtualmente o Diretor Jurídico, Renato Cantoni e o advogado do SindMPU, Fábio Estillac. O SindMPU seguirá apoiando a Comissão e acompanhará a nomeação dos aprovados. Para saber mais sobre a Comissão, entre em contato no Instagram @nomeiampu. Sexta, 19 Mai 2023 12345(1 Votar) Banco de Notícias Escrito por ASCOM Tamanho da fonte 0 Comentário Lido 2234 vezes Publicado em Banco de Notícias, Pesquisa Mais recentes de ASCOM SindMPU Solicita Reunião com Novo Secretário de Polícia do MPU SindMPU se Reúne com a Relatora do Orçamento do MPF para 2025 SindMPU Solicita Inclusão de Representante Sindical em Grupo de Trabalho Comissão de TI do SindMPU Realiza Primeira Reunião SindMPU agora tem mais duas comissões permanentes. A comissão de TI e a de Técnicos Adminstrativos Deixe um comentário Mensagem Nome E-mail URL do site

SindMPU na luta em defesa dos quintos
SindMPU encaminha “Carta de Brasília” elaborada no 3° Encontro Nacional dos ASI’s para Administração