O SindMPU, representado pelo Diretor Executivo Adriel Gael, participou de sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho (CSMPT), nesta quarta-feira (02/08). Esta foi a primeira vez que o Sindicato teve a oportunidade de se pronunciar em uma sessão neste Conselho Superior.
Durante a reunião do colegiado, Adriel Gael explanou e requereu à Administração a revisão da Proposta Orçamentária do MPT 2023, no intuito de garantir o índice de 39,07% para recomposição inflacionária. Em sua argumentação, o Diretor Executivo deu os pormenores do estudo realizado pelo Sindicato e criticou a forma que o reajuste foi proposto: “Estamos pedindo que os mesmos 13,5% que será dado, em parcela única, para os membros também seja convertido em parcela única para os servidores, usando desse recurso que está previsto para leis que ainda não foram aprovadas”, criticou.
A Conselheira Maria Aparecida Gurgel concordou com a declaração e fez um alerta “É importante que o nosso Presidente do Conselho e o Diretor Geral levem eventualmente esse questionamento, o porquê dessa diferença, precisamos saber dessas justificativas e também uma forma de ponderar isso com os outros Ministérios Públicos”, enfatizou.
Gurgel ainda parabenizou o Sindicato pela atuação: “É assim mesmo que tem que ser, um sindicato forte e com poderes, buscar espaço para se manifestar em nome da categoria. Essa investida em todos os conselhos certamente terá um outro desfecho, não sei se o desejado, mas um desfecho importante porque abre a discussão”, finalizou.
O SindMPU pretende se pronunciar em todos os Conselhos Superiores dos ramos do Ministério Público da União (MPU) sobre a necessidade de revisão da Proposta Orçamentária de 2023, e continuará a promover um debate aberto sobre o tema.
Última modificação em Quarta, 01 Março 2023