A Seção Sindical do SindMPU em São Paulo e o MAS (Movimento Acorda Sociedade) participaram, no dia 05 de julho, de evento promovido pelo Instituto Carlos Matus, o Conacate, o Fórum Sindical dos Trabalhadores e outras organizações, cujo tema foi “O Novo Trabalhismo Equilíbrio é a Ordem”. A Seção Sindical foi representada pela Diretora Executiva e também Coordenadora das Relações Intersindicais do MAS/Nacional, Elizabeth Zimmermann.
O encontro teve como objetivo encontrar urgentes encaminhamentos aos desafios vividos por estas redes de proteção social e contou com a participação de um grupo formado por setores acadêmicos, organizações sociais e sindicais, dos setores público e privado, sem partidarismos ou colocações ideológicas.
Pensar a longo prazo exige dedicação e desprendimento dos interesses imediatos e são decisões difíceis que, em contraponto às imediatistas políticas de governo que por vezes criticamos, significa ousarmos políticas de Estado para o trabalhismo e um novo movimento sindical. Afinal, capital e mercados estão à frente das formulações para este novo mundo e nos cabe agregar visão de consequência social e equilíbrio nas relações capital/trabalho/sociedade.
O futuro aí está e, gostemos ou não, restou pesar sobre os ombros das atuais lideranças sindicais, dos servidores, iniciativa privada, forças da segurança e judiciais – além de conscienciosas organizações sociais, a responsabilidade histórica de propor equilíbrio, mediação e confiança recíprocas, nestas relações.